Especialidades

Saiba mais sobre nossas especialidades

A Ginecologia cuida da saúde e das doenças do Aparelho Genital da Mulher e a saúde do aparelho genital se assenta em pontos básicos relacionados aos seguintes tópicos:

Puberdade: esta ocorre com o aparecimento da menstruação (Menarca). Com menarca temos o que se chama “Ciclo Menstrual”. Inicia-se aqui a capacidac reprodutiva da mulher.

Reprodução: A reprodução está ligada ao Ciclo Menstrual. O ciclo menstrual é o tempo compreendido entre uma e outra menstruação (1° dia). No meio do ciclo ocorre a ovulação que é chamado “Período Fértil”, é onde a mulher pode engravidar.

Planejamento Familiar: Hoje em dia há necessidade de fazer Planejamento Familiar e, para isso, os meios mais usados são: Os “Anticoncepcionais Hormonais” e o “DIU”.
O DIU é um dispositivo colocado na cavidade uterina que tem validade de 5 a 10 anos.

Climatério: Na mulher em menopausa a “Terapia de Reposição Hormonal” é uma possibilidade, mas esta depende da realização dos exames de: Mamografia, ultrassom e análises clínicas.

Procedimentos Diagnósticos: exames laboratoriais, de ultrassom e radiológicos são fundamentais para preservar sua saúde. Sua vida depende de sua saúde e sua saúde depende de sua postura.

Ginecologia

A Ginecologia cuida da saúde do aparelho genital da mulher

A Obstetrícia cuida da saúde do binômio “Mãe/Feto” quer seja em sua evolução normal quer seja em seus desvios. Cabe ao obstetra ter conhecimento e fazer atualizações constantes.

A prática médica exige o compromisso de aliar, ao que está consolidado, novos conhecimentos para aumentar a segurança para as pacientes e qualificar nossa assistência.

Na moderna obstetrícia o conhecimento se modifica a cada dia. O elemento integrador desta harmonia e desta dinâmica é o Protocolo. No pré-natal nasce e fortalece a relação Médico/Paciente que se manifesta através do diálogo, do respeito e do envolvimento.

Obstetrícia

A Obstetrícia cuida da saúde do binômio “Mãe/Feto” quer seja em sua evolução normal que seja em seus desvios (patologia).

Procuramos oferecer o melhor tratamento possível, utilizando o que há de melhor na medicina atual através do tratamento clínico que envolve o tratamento da esofagite de Barrett, gastrite, colite, pancreatite e da doença de Crohn.

Quando o tratamento clínico é insuficiente recorremos ao tratamento cirúrgico através da “videolaparoscopia – da cirurgia bariátrica – da cirurgia robótica e da laparoscopia”.

Podemos ter também a cirurgia oncológica de esôfago, estômago, cólon, reto e anus.

Gastroenterologia

Especialidade médica que se concentra no estudo, diagnóstico e tratamento de doenças e distúrbios do sistema digestivo, que inclui o trato gastrointestinal (TGI) e órgãos associados, como o esôfago, estômago, intestinos, fígado, vesícula biliar e pâncreas.

OBJETIVO: tem como finalidade garantir a integridade física, psicológica e afetiva trabalhador através de exames médicos admissionais – periódicos e demissionais.

ERGONOMIA: Relação que existe entre o homem e a forma como ele executa seu trabalho,
POMSO: programa de controle médico de saúde ocupacional, regulamentado pela NR 17.

A NR 17 estabelece parâmetros que permitem a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores oferecendo “conforto, segurança e desempenho eficiente”.

O PPRA: programa de prevenção dos riscos ambientais. O PPRA estabelecer medidas que visam: “A eliminação – a redução ou o controle dos riscos ambientais”.

ABSENTEISMO: A medicina do trabalho, juntamente com o RH, se preocupa com: A
Gestão de Pessoas.

APOIO EMOCIONAL: “vida digna que se apoia no: Ser Interior: que é a essência da vida e dos relacionamentos. No Tipo de Pessoas: aprenda a dizer o que te incomoda, quando está sendo incomodado e na Inteligência Emocional: aprenda a lidar com as próprias emoções e a usufruí-las em benefício próprio. Controle o estresse e a ansiedade. Aprenda a Ser Feliz

Medicina do Trabalho

Tem como finalidade garantir a integridade física, psicológica e afetiva do trabalhador.

Pré-Natal não se restringe apenas a: “medir a barriga, tirar a pressão e verificar o peso”. Pré-natal é mais que isso. No pré-natal nós cuidamos da saúde do binômio “Feto/Mãe” e para isso nós aprendemos como usar metil folato e vitaminas, como cuidar da hiperemese gravídica. Nós aprendemos a importância dos exames laboratoriais e quando fazê-los.

Temos como orientar as pacientes para que tenham uma alimentação saudável e como controlar a evolução de seu peso. Como harmonizar: “gravidez e vida sexual”.

Hoje há participação indispensável da medicina fetal e dos exames de ultrassom morfológico de primeiro e segundo trimestre para dar mais segurança às gestantes.

Hoje há participação indispensável da medicina fetal e dos exames de ultrassom morfológico de primeiro e segundo trimestre para dar mais segurança às gestantes.

Podemos ter controle sobre paciente com hipertensão arterial, diabetes e cirurgias bariátricas. A medicina evolui e é necessário que estejamos à altura desta evolução.

Sífilis, rubéola, toxoplasmose, hepatites B e C, infecções urinárias assim como fator Rh negativo não nos incomodam tanto. Vivemos a Medicina do século XXI. Tudo depende de estarmos à altura do que a medicina nos oferece. Faça análise de sua saúde: “antes, durante e após sua gravidez.

Pré-Natal

Conjunto de cuidados médicos e de acompanhamento realizados durante a gravidez com o objetivo de garantir a saúde e o bem-estar da mãe e do bebê.

A gestante pode recorrer ao hospital em caso de: Trabalho de parto prematuro (antes da 36ª semana), em caso de rotura prematura da “bolsa das águas” ou em casos de hemorragia genital que pode ocorrer em casos de “placenta prévia ou descolamento prematura da placenta”.

Preocupa-nos “Retardo de Crescimento Intrauterino (CIUR) e o Oligo âmnio”, comuns na hipertensão arterial e na pré-eclâmpsia. Preocupa-nos também a “Macrossomia fetal e o Polidrâmnio” comuns na diabete e na diabete gestacional.

A puérpera (mulher que já ganhou nenê) corre o risco da hemorragia pós-parto e da mastite puerperal.

Preocupados em oferecer o melhor “à gestante em trabalho de parto e à família” as maternidades modernas contam com equipe médica especializada formada por: Obstetras, anestesista especializado em assistência à parturiente, neonatologista na sala de parto e parto humanizado com participação da família.

Alojamento conjunto e estímulo para o aleitamento materno precoce ocorre desde os primeiros minutos de vida. Em casos especiais e específicos contamos com a UTI neonatal.

Pré-Parto e Parto

O pré-parto é o período que antecede o parto, geralmente entre a 37ª e a 42ª semana de gestação. É quando o corpo da mulher se prepara para o nascimento do bebê, com o colo do útero se dilatando e o bebê descendo na pelve.