Planejamento Familiar
Alimentar – descansar – reproduzir faz parte da existência e da sobrevivência humana. Disciplinar estes instintos não é tarefa fácil.
- Alimentar de modo incorreto nos leva à obesidade.
Descansar quando levamos para o leito alto nível de stress do dia a dia nos leva, indiretamente,
- A baixa produtividade.
Reproduzir sem planejar é criar uma geração sem perspectivas onde desafios como:
- ”provocação – provação e privação”
podem se impor como dificuldades e obstáculos afetando em nossas vidas as boas perspectivas, os sonhos, a sintonia, a harmonia, bons relacionamentos, a felicidade e o amor.
Planejamento familiar e aconselhamento médico são saltos revolucionários que a vida moderna nos oferece e para desfrutarmos destes benefícios torna-se necessário investimento em:
- Cultura e relacionamentos.
Dentro do planejamento familiar e do aconselhamento médico gostaria de citar, dentre os inúmeros métodos existentes, dois métodos eficazes e frequentemente usados.
MÉTODO HORMONAL: o método hormonal atua tanto inibindo como impedindo a ovulação assim como diminuindo a secreção das gonadotrofinas hipofisárias. Assim como eles, hormônios hipofisários, os hormônios da pílula anticoncepcional podem agir localmente no útero e nas trompas diminuindo a possibilidade de fecundação.
Os anticoncepcionais hormonais podem ser divididos de acordo com a via de administração: em:
- Orais – injetáveis e transdérmicos ou,
Os anticoncepcionais hormonais podem ser classificados de acordo com sua composição em:
- Combinados: (associação de estrógenos com progestagêneos). Os anticoncepcionais combinados representão 95% das pílulas anticoncepcionais existentes no mercado ou
- Sequenciais: é quando, em sua composição, existe apenas o progestagênio. Eles são usados, em especial, pelas mulheres que estão no período de amamentação (não secam o leite).
DISPOSITIVOS INTRAUTERINOS (DIU). O DIU promove um ambiente desfavorável à ascensão dos espermatozoides na cavidade uterina (DIU de Cobre) ou, além desta possibilidade, podem alterar a síntese hormonal inibindo a ovulação (DIU hormonal – Mirena).
O DIU, quer seja de cobre quer seja de DIU HORMONAL (Mirena), são métodos em expansão devido a:
- Praticidade, eficiência e tempo de duração.
O DIU de cobre pode ser usado por 10 anos e o DIU de mirena tem uma validade de 5 anos.
- Vencido estes prazos eles poderão ser trocados., se necessário.